terça-feira, 24 de abril de 2012

Significado


Teu nome tem significado tão parecido com o meu. Sabes que vou falar um pouco mais do que você.
Preciso te escrever. E estar contigo de onde estiveres.
Não poderia me sentir triste ou só. Vou escrever cartas de amor.

Eu nunca passei fome. Não senti os males e as tristezas de uma guerra. Nunca fui separada a força das pessoas que eu amo. Nunca fui forçada realizar tarefas que não concordasse. Não sofri violência irreversível. Nunca me impediram de estudar. Meus pais deixavam sempre a melhor parte da refeição pra gente. Não precisei pedir ajuda a estranhos sobre questões pessoais, fora um único dia. Nunca me faltou os livros que eu sonhei, mesmo quando não eram meus. Nunca precisei me calar enquanto defendia meus ideais. Nunca senti frio. E na alma. Nunca fui esquecida. Não preciso fingir. Não sou impedida de entrar onde eu queira. Não faço parte de nenhuma classe social. Eu sou da Terra.
Então, não há justificativa. Não há por que lamentar a ausência de qualquer pessoa. E nem a sua.

Eu aprendi com tuas poucas palavras a expressão do olhar. Eu aprendi a cantar afinada mesmo com nó na garganta. Eu aprendi com teu silêncio a não me calar quando uma força irrompe e fagulha minha alma. Eu aprendi a ser assim, apenas eu.
Lembra-te quando eu vi a morte? Eu tive medo e fiquei fraca por um longo tempo.  Mas, A Vida me Sorriu. E eu me tornei um ser apaixonado, como você:
Sou apaixonada pelas causas que me impulsionam a caminhar. Sou apaixonada pela simplicidade, e por pessoas, e por poemas , e por música...Sou apaixonada pelo canto, pela palavra escrita, pelo som, pelas nuvens, por tudo que me cerca ...eu tenho tanta paixão. Sou apaixonada pelos sabores. Tenho paixão por sorrisos, por gargalhadas, por flores, Tenho paixão por histórias, por crianças, por animais, por borboletas. Tenho paixão pelo mar. Por estrelas e o Universo.
Sou apaixonada pela justiça, pelos gestos que acolhem, acariciam e indicam.
 Tenho paixão para com meu povo, minha gente, minha família, minha terra.
Preciso sentir meus ancestrais. O sangue que corre em minhas veias, as ideias que eu penso.... Preciso dos campos verdes, Montar em cavalos selvagens e amançá-los. Preciso das estações e das fases da lua. Preciso esquecer a buscar de amores, de presença. Preciso esquecer e ser forte. 
Preciso Ser apenas o segundo de eternidade. Viva.
Eu sou para abraçar o que a vida me sugere. Eu sou para amar desmedido as pessoas que se deixarem.Minha militância é SER de acordar. Eu quero Voar.

*Ao meu pai Alberto, com saudade inexplicável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário